Como saber se é prata? Aprenda a avaliar o seu berloque!
A prata está entre os metais preciosos mais versáteis, sendo muito utilizada para fazer utensílios, acessórios e, principalmente, joias. Quanto à qualidade da prata, se o acessório for confeccionado com 92,5% de prata e 7,5% de cobre, ele se encaixa na categoria Prata de Lei, o nível mais alto do material.
No entanto, é muito comum a venda de itens apenas folheados, comercializados como se fossem de prata pura, reproduzindo perfeitamente a aparência e textura da prata, porém sem sua qualidade e durabilidade. Por isso, é tão importante procurar por lojas confiáveis e que forneçam um certificado, comprovando que a joia é legítima.
Para tirar suas dúvidas sobre como saber se é prata ou não, vamos mostrar algumas dicas a seguir. Continue a leitura!
Verifique o carimbo na peça
A primeira coisa que você deve fazer é procurar, com o auxílio de uma lupa, um carimbo na peça, mostrando a quantidade de prata presente na joia. Alguns países usam esse indicador como norma, com o objetivo de atestar sua qualidade.
A numeração que aparece no carimbo, normalmente, é 925, 900 ou 800. Assim, se o número que consta no produto é 925, por exemplo, isso quer dizer que ele possui 92,5% de prata. No Mundo Briller, por exemplo, você encontra fabricadas com Prata 925 e certificado de garantia!
Faça o teste do gelo
O gelo pode ser uma boa alternativa para analisar a qualidade da joia. O motivo é simples: a prata é o metal que tem o maior potencial de condutividade térmica. Dessa forma, se a peça for verdadeira, o gelo será derretido rapidamente.
Contudo, vale ressaltar que esse teste funciona melhor quando a joia é maior e grossa, sendo, muitas vezes, ineficiente em anéis e pulseiras. Já com moedas, por exemplo, ele funciona perfeitamente.
Encoste um imã na joia
Outra dica fácil de como saber se a joia é de prata é utilizando um imã. A prata é paramagnética, isso quer dizer que se a joia for verdadeira, ela não será atraída pelo objeto.
Para chegar a um resultado positivo no teste, é bom usar um imã grande e potente. Caso a joia grude ao encontrá-lo, significa que ela não foi feita com uma quantidade razoável de prata, mas sim com outros metais que possuem características magnéticas.
É importante mencionar que existem outros metais não imantáveis, ou seja, que também não serão atraídos pelo imã, podendo ser confundidos com a prata. Por isso, é interessante combinar outras formas de avaliar a peça.
Avalie sua flexibilidade
Mais uma diferença das joias feitas de prata fina é quanto à sua flexibilidade, já que são muito maleáveis. Sendo assim, mais uma maneira de conferir se você não trocou “seis por meia dúzia” é dobrando a peça. Só não se esqueça de fazer isso com muito cuidado. Afinal, estamos falando de uma joia que pode ser danificada se você usar muita força.
Pingue água sanitária sobre a peça
A água sanitária é um agente oxidante potente e, além de servir para a limpeza, também pode testar a qualidade da prata. Para isso, basta pingar um pouquinho do produto sobre a joia. Sua peça provavelmente será verdadeira caso apareça alguma mancha preta no produto.
Agora que você aprendeu algumas técnicas de como saber se é prata verdadeira, basta realizar esses testes em casa para avaliar seu berloque. Porém, se mesmo assim não tiver certeza, é melhor levar sua joia a um profissional para que ela seja avaliada. Há alguns produtos específicos para fazer análises mais profissionais e, geralmente, não devem ser usados em casa.
Quer receber mais dicas como estas? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog!
12 Comentários