A Prata escurece: Entenda os motivos e como evitar de maneiras simples
Você já comprou um acessório de Prata e após algum tempo de uso percebeu que o material começou a escurecer, sem motivo aparente? Pois acredite, esse tipo de reação química é muito mais comum do que você pode imaginar.
A Prata é um metal nobre, usado para compor os Berloques vendidos na Mundo Briller. Porém, mesmo que as peças tenham uma longa vida útil e seu brilho permaneça por muito tempo, elas podem acabar escurecendo devido a alguns fatores que encontramos no dia a dia.
Mas você sabe por qual razão esse tipo de reação acontece? Se não, continue lendo esse post e descubra os motivos que levam esse escurecimento acontecer.
O escurecimento da Prata
Se você é o tipo de pessoa que toma todos os cuidados com a sua prata, mas ela escurece da mesma forma, não se preocupe. Esse tipo de reação é mais comum nesses acessórios do que você imagina. A principal razão para que o material escureça é o enxofre.
O enxofre faz parte da composição de alguns gases emitidos pelo nosso corpo durante o dia a dia. Está presente em alguns cosméticos que usamos, junto das substâncias dos ambientes que entram em contato com a pele.
Dentre essas substâncias estão o gás sulfídrico, que reage quando há putrefação e o dióxido de enxofre, que surge a partir da queima de gasolina emitida pelos carros. Quando esses gases entram em contato com os acessórios de prata, uma camada de sulfeto de prata se forma por cima da peça, deixando-a escura.
O suor também é um fator que ajuda a prata escurecer. Isso porque a maior parte da sua composição é feita por água e sais minerais dissolvidos, o que faz com que o enxofre de outras substâncias acabe grudando nas peças. Alguns sais, principalmente o cloreto de sódio, auxiliam no escurecimento desses acessórios.
Esse tipo reação com o nosso suor é um dos motivos para não utilizarmos os acessórios de prata para praticar esportes.
Tempo de escurecimento
O processo de escurecimento da prata varia de acordo com a quantidade de vezes e tempo que o acessório ficará exposto as substâncias que causam essa reação. O que quer dizer que não existe um tempo determinado para que as peças de prata escureçam. O tempo de escurecimento também irá fazer diferença para pessoas que emitem muitos gases ou que suam mais do que o comum.
Porém, devemos lembrar que as peças de prata de lei não irão escurecer nas primeiras ocasiões em que os acessórios são usados. Então, não há motivos para se preocupar e nem deixar de usar os seus berloques por medo deles acabarem oxidando.
Alimentos também escurecem a Prata
Como foi dito, os compostos de sulfurados são algumas das substâncias que fazem com que os berloques de Prata escureçam. Porém, o que poucas pessoas sabem é que esse tipo de substância também pode ser produzida de acordo com certos alimentos que são ingeridos.
Alguns exemplos desses alimentos são: o ovo, a cebola, alimentos que contém o aminoácido cisteína ou os legumes da família do repolho, como o nabo, a couve-flor e os brócolis. Ou seja, conforme ingerimos esse tipo de alimento, mais ácido úrico será liberado pelo nosso corpo, o que fará com que os acessórios de prata acabem escurecendo.
Cuidado com alguns cosméticos
Poucas pessoas sabem, porém, alguns dos cosméticos que usamos no nosso dia a dia podem acabar causando o escurecimento dos acessórios de prata. Isso ocorre porque esses produtos possuem composto de enxofre, que é o grande causador da oxidação desse metal.
Por conta disso, é muito importante que você saiba quais são os produtos que possuem enxofre na sua composição. Já que eles são tão agressivos para os berloques que você não deve usar o acessório após a aplicação do produto, mesmo depois de algumas horas.
A agressividade do enxofre com as peças de prata é tão grande, que mesmo se você utilizar produtos com esse composto no rosto, não poderá usar o acessório no braço.
Para evitar esse tipo de problema, sempre verifique na embalagem do cosmético toda a sua composição. Se não encontrar, pesquise sobre a marca e descubra se o produto que pretende usar não irá agredir a Prata dos berloques.
O escurecimento da Prata pode ser removido
Já sabemos que mesmo tomando todos os cuidados com os acessórios de Prata, eles podem acabar oxidando com o tempo, porém, se isso ocorreu com os seus Berloques, não se desespere, pois é possível que o escurecimento da prata seja retirado.
Assim, é muito importante lembrar que os cuidados com a prata devem sempre ser levados em consideração, mantendo a rotina de limpeza e armazenamento das peças já que essas ações também ajudam a adiar o escurecimento do metal.
Os acessórios banhados descascam
Uma das diversas diferenças entre os acessórios de Prata e os que são apenas banhados é o processo de escurecimento deles. Isso porque quando um item não é feito de Prata pura, ele possui apenas uma fina camada do metal e apresenta um aspecto escuro quando descasca. Se tornando impossível fazer com que ele volte a seu brilho inicial.
Os Berloques do Mundo Briller são feitos de Prata pura, o que faz com que eles sejam muito bonitos e tenham um brilho duradouro. Além disso, você pode adquirir os seus acessórios preferidos do conforto da sua casa. Nós garantimos a entrega segura, feita com muito carinho e cuidado.
Você também pode acompanhar nossas dicas sobre Berloques no nosso Blog! E em caso de dúvidas, sinta-se á vontade para entrar em contato conosco, nossa equipe terá o prazer de lhe atender e tornar sua experiência com nossos berloques ainda mais especial.
novembro 14, 2020 às 6:55 pm
Muito boa as dicas sobre as pratas é por que elas escurecem.
novembro 20, 2020 às 9:19 pm
Olá Gustavo. Obrigada pelo feedback positivo =)