Qual é a diferença entre berloques banhados e em Prata 925?
Quando você for comprar berloques é essencial saber de qual material ele é fabricado. Frequentemente encontra-se peças banhadas e em Prata 925, o que causa confusão e indecisão na hora da compra.
Afinal, qual é a diferença entre berloques fabricados em Prata 925 e os banhados? Para descobrir e esclarecer todas as suas dúvidas continue acompanhando esse post!
Definição
Um berloque fabricado em Prata 925, também conhecido como Prata Esterlina e Prata de Lei, significa que ele é feito com 92,5% de Prata e o restante é uma mistura de outro metal, como o cobre, por exemplo. Por isso, a Prata 925 é considerada um metal precioso, sendo classificada como joia.
Já um Berloque banhado em Prata significa que apenas o banho é em Prata e não a maior parte da composição. Essa peça por um processo de galvanoplastia, ou seja, o berloque recebe algumas camadas de metais para depois ser banhado em uma solução de Prata, mantendo-a apenas na camada externa. Assim, o material predominante é inferior e mais barato do que a prata.
Durabilidade e resistência
As peças fabricadas em Prata 925 têm a durabilidade eterna, pois é considerada um metal nobre, assim como ouro. No entanto, ela sofre com desgastes e atritos quando não cuidada adequadamente. Já os berloques banhados, por terem apenas uma camada fina de Prata eles são bem menos resistentes e com menor durabilidade. Com o tempo, o banho se desgasta, e a peça perde o pouco de Prata que tinha na composição. Tendo então uma vida útil curta.
Presença de níquel
O níquel é um metal prateado, que busca aumentar a durabilidade e melhorar o acabamento das peças banhadas. No entanto, ele oferece risco á saúde e é o grande responsável por alergias, causando desde coceiras até mesmo lesões e quadros infecciosos.
Como os berloques banhados possuem apenas a camada externa feita de prata pura, quando ela se desgasta os outros metais, assim como o níquel, ficam em contato direto com a pele, podendo acabar também gerando manchas facilmente.
Já berloque fabricados em Prata 925 não precisam desse artificio para terem durabilidade e bom acabamento, já que o próprio material é nobre e permitem o trabalho de detalhes minuciosos. Assim, essas peças não possuem nenhum traço de níquel em sua composição, permanecendo com seu brilho por muito tempo.
Escurecimento
As peças banhadas, pela baixa composição de Prata, têm tendência ao desgaste, fazendo com que o material que tem predominância na composição apareça. Ficando com o aspecto desbotado, sem brilho e manchado. Como o banho de prata sai, não é possível recuperar a aparência inicial.
Já as peças em Prata 925 podem sofrer o processo de oxidação que é facilmente recuperado com cuidados básicos de limpeza e armazenamento, voltando ao brilho e aspecto de novos.
Valor
A quantidade de material nobre em cada composição é diferente, o que reflete no valor da peça. Por isso, esse é um dos motivos para que as peças banhadas sejam bem mais baratas do que as feitas em Prata 925.
Nesse post, deu para notar de maneira resumida, que existem muitas diferenças entre berloques fabricados em Prata 925 e os apenas banhados. Por isso, fique atenta no momento de realizar a compra. Infelizmente é muito comum lugares venderem peças banhadas como se fossem de Prata 925. Assim, pesquise sobre a idoneidade da loja, exija nota fiscal e verifique sobre o processo de pós venda e garantia.
Como compreendemos que berloques são peças cheias de significados é primordial que sejam de qualidade para que você não tenha que se desfazer delas com o tempo. Por isso, todas as peças do Mundo Briller são fabricadas em Prata 925 e não apenas banhadas, para garantir a qualidade e durabilidade do produto.
Caso você ainda possua alguma dúvida sobre a Prata 925 e banhos, entre em contato conosco, teremos o enorme prazer em lhe atender e responder a todos os seus questionamentos.
8 Comentários