Imagem de um berloque com o texto

Como criar uma pulseira de berloques personalizada: Dicas de combinações

Desde 1889, quando foram inventadas pela tradicional joalheria Tiffany&Co, as pulseiras de berloques nunca mais saíram de moda. Isso se deve ao fato delas serem versáteis, e por se adequar ao gosto pessoal de cada um.

Comprar e combinar charms é quase um passatempo para quem possui esse tipo de joia. Para incentivar a sua criatividade, preparamos sugestões de como mesclar pingentes, muranos e separadores de todas as cores e tamanhos. Confira abaixo!

Como escolher um tema para a sua pulseira de berloques personalizada?

Utilizar esse tipo de joia é, portanto, uma maneira de mostrar ao mundo os seus gostos e a sua personalidade. Então, para escolher o seu tema, pense nos esportes que você pratica, nos seus hobbies e nas pessoas que você ama.

Você pode fazer uma pulseira inteiramente em um assunto ou bem variada, contendo todas as suas paixões juntas. Veja algumas coleções para te inspirar:

Depois de escolher um tema (ou vários), você pode selecionar uma paleta de cores específica, se quiser trazer ainda mais padronização ao acessório.

Dicas para combinar berloques de diferentes tamanhos e estilos

Mesmo em um assunto limitado, os charms ainda poderão ter dimensões e aspectos diferentes. Para utilizá-los de forma harmônica, siga as dicas apresentadas a seguir.

Use separadores

Os separadores têm, como o seu nome indica, a função de manter os pingentes separados. Então, você pode recorrer a eles para dividir a joia em seções e, em cada uma, colocar os berloques que mais combinam.

É uma boa ideia utilizá-los para distribuir os seus interesses pela peça. Tente manter cada segmento com pelo menos uma das cores escolhidas para compor a paleta da pulseira, de modo que elas fiquem bem distribuídas.

Intercale com muranos

Outro tipo de charm de separação é o murano. Ele é formado por uma argola coberta por vidro, sempre com uma cor única.

Então, esse tipo de acessório pode ser usado para criar uma aparência única para toda a peça, pois mesmo que os pingentes sejam muito diferentes uns dos outros, ao usar muranos repetidos, a joia passa a ter um padrão.

Adicione “stoppers”

O segredo para variar o tamanho dos berloques, sem que os maiores se amontoem sobre os menores, é colocar stoppers entre eles. Esse acessório é uma borrachinha para travar os charms, sendo que alguns já vêm com ela presa a eles. Outra opção são os clipes, que abrem e fecham, podendo ser inseridos em qualquer parte.

Como incluir berloques de prata, ouro e outros metais na sua pulseira?

A combinação de metais, quando usada com cautela, pode ser muito elegante. Assim, essa também é uma forma de trazer um toque moderno a uma peça clássica.

Para misturar prata, ouro gold e rosê e cobre, opte por colocá-los em um estilo similar. Por exemplo, todos os charms sendo glamourosos ou apenas delicados. Também é uma boa ideia intercalar os materiais, seguindo sempre a mesma ordem.

Quanto a como eles serão distribuídos entre os itens, você pode usar a sua criatividade. Há a opção de colocar uma pulseira de ouro com berloques de prata ou comprar pingentes iguais (ou muito parecidos) sempre em mais de um metal.

Sugestões de pedras e cristais para dar um toque de cor e brilho à sua pulseira

Além de conciliar materiais e temas diferentes, você também pode inserir pontos de luz através de berloques cravejados, muranos facetados ou separadores brilhantes. Então, abaixo, selecionamos três tipos de pedra para você escolher ao comprar os seus acessórios.

Zircônias

Esse mineral sintético é o mais usado para dar brilho às joias. Apesar de ser feito no laboratório, a zircônia tem um brilho comparável ao do diamante, além de ser produzida em várias cores. Então, escolhendo um pingente ou um separador de zircônia, as opções são inúmeras.

Cristais

Um cristal pode ser qualquer sólido translúcido formado por substâncias orgânicas ou sintéticas. Ele não é tão brilhante, mas costuma ser usado pela sua alta transparência, dando uma beleza delicada à peça.

Quartzos

Muito relacionado a assuntos de espiritualidade, pois se acredita que possui propriedades de cura, o quartzo é um dos minerais mais abundantes na Terra. Por esta razão, eles também são uma opção mais barata para quem quer uma joia de pedra natural.

E o melhor: eles existem em todas as cores. Os tipos mais conhecidos são a ametista, que é roxa, e o citrino, de cor amarela-alaranjada.

Cuidados com a manutenção da sua pulseira de berloques personalizada

Para ter uma pulseira bem bonita, não adianta apenas compor o seu visual. Afinal, cuidar da manutenção da peça, para que ela não oxide, é essencial. Confira como manter o brilho dos seus berloques.

Use uma flanela mágica

Ideal para limpar metais preciosos, a flanela mágica consiste em um tecido com uma quantidade suficiente de produto de polimento. É muito simples utilizá-la: basta esfregar o pano nos seus acessórios e eles estarão novamente reluzindo, como se fossem novos.

Seque a joia sempre

A vantagem de utilizar adornos de prata e ouro é que estes materiais podem ser molhados, então está tudo bem esquecer de tirar a sua pulseira de berloques antes de entrar no banho.

Porém, para garantir que ela não oxide, você deve secá-la muito bem e guardá-la longe de qualquer fonte de umidade, além de tirar qualquer resíduo de produtos, como o shampoo e condicionador.

Evite produtos químicos

Além disso, um costume que pode afetar a aparência dos charms é não retirá-los ao lidar com tarefas de limpeza doméstica ou ao utilizar produtos cosméticos, tais como protetores solares, hidratantes corporais e perfumes. Caso ocorra algum contato acidental entre esses produtos a sua peça, é recomendável retirá-la e limpá-la na mesma hora.

Agora é a sua vez de criar a sua joia personalizada! Aproveite e poste uma foto de como ficou nas redes sociais, marcando o Mundo Briller no post. E, se gostou, acesse as outras dicas do nosso blog.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.